Sanjuushi Home Realm Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Sanjuushi Home Realm Forum

Um fórum para reunir todos os fãs de lingua portuguesa da série Sanjuushi, os 3 mosqueteiros, e da cultura japonesa!

Devido a motivos pessoais e profissionais a Administração do fórum encontra-se algo parada, bem como a publicação de novos posts, pede-se encarecidamente a todos os membros interessados para que ajudem neste período de hiato prolongado.

3 participantes

    Superstições Japonesas

    Lyrrinne
    Lyrrinne
    Estou de olho no que fazes!
    Estou de olho no que fazes!


    Número de Mensagens : 1847
    Idade : 46
    Localização : Portugal
    Humor : Amalucado
    Data de inscrição : 16/02/2008

    Superstições Japonesas Empty Superstições Japonesas

    Mensagem por Lyrrinne Sáb Abr 24, 2010 6:25 am

    A superstição é algo presente em várias culturas ao redor do planeta. No Japão, não é diferente. Questões como a morte, a doença e a má sorte, possuem muitas tradições supersticiosas que sobrevivem às gerações.

    Os números e a morte

    Muitos japoneses evitam o número 4 ( “shi”, em japonês) por associá-lo ao ideograma “shi” , que significa morte. O mesmo ocorre com o número 7, “shiti” , que é a combinação dos sons “shi” (morte) e “ti” (sangue). Por isso, evita-se comprar carros com placas que tenham esses números. Alguns hospitais, por exemplo, não possuem quartos com a numeração 4, 9, 14, 19, ou 42, pois a combinação destes sons sugere ocorrências desagradáveis ao enfermo.

    O número 9, “ku” , remete à dor e ao sofrimento . O número 4-2 é pronunciado “shi-ni” , que significa “vai morrer”, 4-2-0, “shi-ni-rei” , significa “espírito que morre” e os números 2-4, “ni-shi” , têm a mesma pronúncia de “duas mortes”. Nas maternidades, evita-se especialmente o número 4-3, “shi-zan” , pois esse som remete à palavra “criança que nascerá morta”.

    E os costumes à mesa não ficam de fora, mesmo quando o assunto é morte. Um exemplo: jamais se finca o hashi na tigela de arroz durante as refeições, pois, nos funerais, o hashi é utilizado para pegar os ossos que foram cremados e esse ritual termina com o gesto de fincar o hashi nas cinzas.

    Outra superstição muito popular é a de nunca dormir com a cabeça voltada para o norte, pois é justamente nessa direção que se posiciona a cabeça do cadáver nos funerais budistas.

    Acredita-se também que a construção de uma casa influi na sorte do seu morador. Desde tempos remotos, evitava-se construir a entrada da casa voltada para a direção nordeste, pois se acreditava-se que era pelo kimon (“ki” = demônio; “mon” = entrada) que os onis (demônios) entravam. Essa superstição é levada a sério até hoje.

    Bebés, espirros e coçando orelhas

    Há outras superstições que, para os ocidentais, podem parecer engraçadas, como a de que, quando o seu nariz coça, é sinal de que alguém que você conhece terá um bebê.

    Já o facto de espirrar uma vez significa que estão falando bem, mas se espirrar duas vezes... significa que há pessoas falando mal a seu respeito. Entretanto, nem tudo está perdido! Saiba que, se você espirrar três vezes, é porque alguém o ama de verdade e, se coçar a sua orelha, você terá boas notícias.

    Além disso, se a primeira pessoa que você encontrar ao sair de casa for uma mulher, anime-se, pois este será um dia de sorte, mas, se for um sacerdote budista, é melhor dar meia-volta e ir para a cama, pois o dia não será nada bom.

    Preocupações diversas...
    Sabe aquela sonolência após o almoço? Cuidado! Você pode não ser mais o mesmo ao acordar. Segundo as crenças japonesas, essas famosas sestas podem transformá-lo em uma vaca!

    • Quando estiver dormindo com uma pessoa e esta começar a conversar, pense bem antes de lhe dizer algo, pois o acto de falar com uma pessoa dormindo pode lhe trazer má sorte no dia seguinte.

    • Se é daqueles que costuma tirar fotos com amigos e familiares para registrar os bons momentos que partilharam juntos, saiba que, segundo os japoneses, a pessoa que é fotografada entre duas pessoas é a primeira a morrer. Portanto, pense bem em como vai tirar a próxima foto!

    • Evite cruzar um funeral que estiver passando na rua. Caso contrário, é má sorte na certa!

    • Se você gosta de seus pais, evite cortar as unhas à noite, caso contrário, não poderá estar ao lado deles no leito de morte.
    Sujima
    Sujima
    Mosqueteiro
    Mosqueteiro


    Número de Mensagens : 239
    Idade : 37
    Localização : Portugal
    Data de inscrição : 21/02/2008

    Superstições Japonesas Empty Re: Superstições Japonesas

    Mensagem por Sujima Sáb Jun 19, 2010 1:24 pm

    Lol cada país com a sua Very Happy
    Isis
    Isis
    Mosqueteiro
    Mosqueteiro


    Número de Mensagens : 139
    Idade : 39
    Localização : Tomar
    Humor : Negro
    Data de inscrição : 08/03/2009

    Superstições Japonesas Empty Re: Superstições Japonesas

    Mensagem por Isis Ter Jul 06, 2010 4:59 am

    A dos espirros sabia, mas a da foto... Jesus... cada país com a sua superstição...

    Conteúdo patrocinado


    Superstições Japonesas Empty Re: Superstições Japonesas

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Abr 18, 2024 8:23 pm