Sanjuushi Home Realm Forum

Um fórum para reunir todos os fãs de lingua portuguesa da série Sanjuushi, os 3 mosqueteiros, e da cultura japonesa!

Devido a motivos pessoais e profissionais a Administração do fórum encontra-se algo parada, bem como a publicação de novos posts, pede-se encarecidamente a todos os membros interessados para que ajudem neste período de hiato prolongado.

Adeus Saramago

Compartilhe
    Paulex
    Cadete de Mosqueteiro
    Cadete de Mosqueteiro

Número de Mensagens : 33

Adeus Saramago

Mensagem por Paulex em Sab Jun 19, 2010 11:59 pm

diáriodigital.sapo.pt - sexta-feira, 18 de Junho de 2010 | 13:09

Morre aos 87 anos Saramago, Nobel da Literatura em 1998
    "O escritor português e Prémio Nobel da Literatura em 1998 José Saramago morreu hoje aos 87 anos em Lanzarote. O autor português encontrava-se doente mas em estado «estacionário», mas a situação agravou-se, explicou o seu editor, Zeferino Coelho.
    José Saramago nasceu na aldeia ribatejana de Azinhaga, concelho de Golegã, no dia 16 de Novembro de 1922, embora o registo oficial mencione o dia 18.
    Os seus pais emigraram para Lisboa quando ele ainda não tinha três anos de idade. Toda a sua vida tem decorrido na capital, embora até ao princípio da idade madura tivessem sido numerosas e às vezes prolongadas as suas estadas na aldeia natal.
    Fez estudos secundários (liceal e técnico) que não pôde continuar por dificuldades económicas. No seu primeiro emprego foi serralheiro mecânico, tendo depois exercido diversas outras profissões, a saber: desenhador, funcionário da saúde e da previdência social, editor, tradutor, jornalista.
    Publicou o seu primeiro livro, um romance («Terra do Pecado»), em 1947, tendo estado depois sem publicar até 1966. Trabalhou durante doze anos numa editora, onde exerceu funções de direcção literária e de produção. Colaborou como crítico literário na Revista Seara Nova.
    Em 1972 e 1973 fez parte da redacção do Jornal Diário de Lisboa onde foi comentador político, tendo também coordenado, durante alguns meses, o suplemento cultural daquele vespertino. Pertenceu à primeira Direcção da Associação Portuguesa de Escritores. Entre Abril e Novembro de 1975 foi director-adjunto do Diário de Notícias.
    A partir de 1976 passou a viver exclusivamente da escrita, inicialmente como tradutor, depois como autor.
    Em 1980, alcançou notoriedade com o livro «Levantado do Chão», visto hoje como o seu primeiro grande romance. «Memorial do Convento» confirmaria esse sucesso dois anos depois.
    Em 1991, publica «O Evangelho Segundo Jesus Cristo», livro censurado pelo Governo - o que levou Saramago a exilar-se em Lanzarote, nas Ilhas Canárias (Espanha), onde viveu até hoje. Foi ele o primeiro autor de língua portuguesa a receber o Prémio Nobel de Literatura, em 1998.
    Entre os seus outros livros estão os romances «O Ano da Morte de Ricardo Reis» (1984), «A Jangada de Pedra» (1986), «Ensaio sobre a Cegueira» (1995), «Todos os Nomes» (1997), e «O Homem Duplicado» (2002); a peça teatral «In Nomine Dei» (1993) e os dois volumes de diários recolhidos nos «Cadernos de Lanzarote» (1994-1997).
    Deixa como último livro publicado «Caim», que chegou às bancas no ano passado."

Confesso que foi com consternação que recebi esta notícia. Se, por um lado, o meu lado racional já o esperava, mais dia menos dia, a verdade é que algo em mim me fazia acreditar que este "monstro sagrado" da literatura mundial ia durar muito mais tempo!
    Desde que no liceu fui obrigada a ler o Memorial do Convento, que fiquei fã deste senhor. Desde essa altura li vários livros dele, e só não li mais, porque as particularidades da sua escrita fazem com que sejam livros difíceis de seguir, é preciso estar com uma certa disponibilidade mental para seguir a sua escrita muito própria, e, principalmente, os seus devaneios narrativos. Ou seja, é um dos meus escritores favoritos de sempre, mas um dos que, no dia-a-dia, acabo por ler menos...

Os livros dele que até hoje mais me marcaram foram: Ensaio Sobre a Cegueira, Todos os Nomes e o História do Cerco de Lisboa. Também gostei muito do As Intermitências da Morte, do Evangelho Segundo Jesus Cristo, Jangada de Pedra e claro, do famosíssimo e já citado Memorial do Convento.
    Os que gostei muito de ler, mas que vistos "à distância" agora sei que não me marcaram tanto, foram: A Caverna, As Pequenas Memórias e o A Viagem do Elefante.

Os que não gostei... confesso que o que os apreciei menos foram O Homem Duplicado - não sei bem exlicar porquê, mas não me tocou o suficiente, acho que não devo ter apanhado bem a mensagem que ele queria transmitir, e o Caim - não pela polémica que causou, por afirmar em público que Deus é cruel, vingativo, e tal, mas porque acho que o livro tem um modo muito parcial de o demonstrar, ou seja, parece que se limita a fazer uma compilação dos "erros" de Deus contra a humanidade, sem dar o toque mais subtil de mostrar, de vez em quando, o outro lado. Penso que se o tivesse feito, teria sido mais sábio, mais "nobel".
    Anbel
    Mete Ordem nos Mosqueteiros
    Mete Ordem nos Mosqueteiros

Número de Mensagens : 538

Re: Adeus Saramago

Mensagem por Anbel em Seg Jun 28, 2010 12:00 pm

É verdade, José Saramago partiu…

É uma notícia, que apesar de já ser esperada não deixa de nos apanhar de surpresa. Mesmo sabendo que a idade já era muita e a saúde pouca parece-me que não se estava preparado para este desfecho apesar de todos sabermos que mais cedo ou mais tarde é este o nosso destino.

É difícil descrever José Saramago…para uns foi um homem genial e brilhante nas ideias que teve e naquilo que escreveu enquanto outros preferirão destacar o seu carácter mais polémico e controverso.

Independentemente daquilo que Saramago tenha sido há uma coisa que ninguém lhe pode tirar…é o facto de ser o único escritor português a ganhar um Prémio Nobel da Literatura.

E é por isso que todos nós, como portugueses, lhe devemos estar gratos.

Obrigado José Saramago.
    Lyrrinne
    Estou de olho no que fazes!
    Estou de olho no que fazes!

Número de Mensagens : 1847
    Humor : Amalucado

Mensagem por Lyrrinne em Seg Jun 28, 2010 1:17 pm

Confesso que lamentavelmente nunca li nenhum dos livros de Saramago, mas reconheço que ele foi e será sempre um marco na literatura mundial... com polémica ou não!

Alexandrealves
    Mosqueteiro
    Mosqueteiro

Número de Mensagens : 101
    Humor : Subtil

Mensagem por Alexandrealves em Ter Nov 09, 2010 10:02 am

Confesso que nunca apreciei muito a obra dele, mas havia quem gostasse.
    Athos de La Fère
    General dos Mosqueteiros
    General dos Mosqueteiros

Número de Mensagens : 1468
    Humor : Instável

Mensagem por Athos de La Fère em Qua Nov 10, 2010 3:38 am

Reconhecido está!

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qua Set 26, 2018 2:36 am