Sanjuushi Home Realm Forum

Um fórum para reunir todos os fãs de lingua portuguesa da série Sanjuushi, os 3 mosqueteiros, e da cultura japonesa!

Devido a motivos pessoais e profissionais a Administração do fórum encontra-se algo parada, bem como a publicação de novos posts, pede-se encarecidamente a todos os membros interessados para que ajudem neste período de hiato prolongado.

    Etiquetas à mesa japonesa!

    Compartilhe
    avatar
    Lyrrinne
    Estou de olho no que fazes!
    Estou de olho no que fazes!

    Número de Mensagens : 1847
    Idade : 41
    Localização : Portugal
    Humor : Amalucado
    Data de inscrição : 16/02/2008

    Etiquetas à mesa japonesa!

    Mensagem por Lyrrinne em Sab Out 17, 2009 10:36 am

    São apenas dois pauzinhos, mas apesar de aparentemente simples, o manuseamento é composto por várias regras. Para evitar gafes, vale a pena conhecer algumas dicas de como utilizar não apenas o hashi, mas também outros utensílios que compõem a mesa de todo restaurante japonês.




    No começo é difícil de manusear, mas depois de algum treino, torna-se muito mais prático que usar garfo e faca. Além de dispensar o vaivém dos talheres de uma mão para a outra, o uso do hashi ajuda na digestão, por levar uma pequena quantidade de comida à boca, ao contrário das grandes garfadas e enormes colheradas.

    Espetar os hashis na comida é uma das piores gafes que alguém pode cometer ao degustar a culinária japonesa. Além de ser feio, o acto tem um sentido religioso. Quando os japoneses oram e acendem incensos nos oratórios nipônicos (butsudan) eles espetam os hashis na vertical.

    Hashis devem ficar sempre juntos, paralelamente à mesa, portanto nada de deixá-los abertos, separados um do outro de cada lado do prato ou sobre as tigelas. Existem apoios para se colocar os palitinhos. Caso não haja no restaurante, improvise dobrando a embalagem dos hashis e colocando a ponta dos mesmos sobre ele.

    Por mais saborosa que a comida esteja é pecado mortal chupar ou lamber os hashis. Do mesmo modo não se usam os palitinhos para apontar pessoas ou alimentos, gesticular com eles na mão ou espetar os alimentos.

    Equilibrar a comida entre os hashis requer treino e habilidade. Isso porque quando estiver à mesa, nunca se deve dobrar o corpo para levar o alimento à boca e sim movimentar delicadamente o braço e as mãos que seguram os hashis.

    Outras dicas de etiqueta à mesa

    Para que serve?
    A princípio, pode-se pensar que se trata de um guardanapo. Mas… quente e úmida? A toalhinha (oshibori) serve para limpar as mãos antes das refeições. No Japão, os clientes também limpam o rosto e a testa. Depois de usá-la, nada de mantê-la no colo. Coloque-a sobre a mesa, sem dobrar.

    Tigela na mão
    Na culinária japonesa as tigelas não são todas iguais. Há as owan, que servem para tomar missoshiru, as chawan, na qual vem o arroz e as kobachi, usadas geralmente para os alimentos cozidos. Quando for comer das tigelas, a etiqueta nipônica manda que sejam seguradas com as mãos e mantidas próximas ao corpo.

    Somente seu
    Os recipientes para shoyu, wasabi e outros temperos são individuais, portanto não devem ser compartilhados com outras pessoas.

    Tudo no lugar
    Terminou de almoçar, então é hora de arrumar a mesa. Como? Sim, tudo o que foi servido com tampa deve ser tampado e os hashis e tigelas voltam à posição inicial em que foram colocados à mesa.

    Sem faca
    Os japoneses consideram a faca uma arma e acham estranho que ela seja utilizada na hora da refeição. O uso dos hashis é uma demonstração do estado pacífico ao se alimentar. Na hora de comer sushi, se a pessoa não tem habilidade com os palitinhos é melhor comer com as mãos a usar os talhares ocidentais, embora muitos restaurantes os ofereçam aos clientes com mais dificuldade.

    avatar
    Isis
    Mosqueteiro
    Mosqueteiro

    Número de Mensagens : 139
    Idade : 34
    Localização : Tomar
    Humor : Negro
    Data de inscrição : 08/03/2009

    Re: Etiquetas à mesa japonesa!

    Mensagem por Isis em Qui Nov 10, 2011 8:56 am

    Boas dicas! Só tenho 1 dúvida, sou canhota, será que é ofensa eu comer com a mão esquerda?
    avatar
    Lyrrinne
    Estou de olho no que fazes!
    Estou de olho no que fazes!

    Número de Mensagens : 1847
    Idade : 41
    Localização : Portugal
    Humor : Amalucado
    Data de inscrição : 16/02/2008

    Re: Etiquetas à mesa japonesa!

    Mensagem por Lyrrinne em Qui Nov 10, 2011 12:23 pm

    Julgo que não... nunca perguntei sobre isso mas é algo interessante para se investigar!


    Conteúdo patrocinado

    Re: Etiquetas à mesa japonesa!

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom Dez 16, 2018 3:45 am