Sanjuushi Home Realm Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Sanjuushi Home Realm Forum

Um fórum para reunir todos os fãs de lingua portuguesa da série Sanjuushi, os 3 mosqueteiros, e da cultura japonesa!

Devido a motivos pessoais e profissionais a Administração do fórum encontra-se algo parada, bem como a publicação de novos posts, pede-se encarecidamente a todos os membros interessados para que ajudem neste período de hiato prolongado.

    Frases e palavras mais populares no Japão em 2009

    Lyrrinne
    Lyrrinne
    Estou de olho no que fazes!
    Estou de olho no que fazes!


    Número de Mensagens : 1847
    Idade : 46
    Localização : Portugal
    Humor : Amalucado
    Data de inscrição : 16/02/2008

    Frases e palavras mais populares no Japão em 2009 Empty Frases e palavras mais populares no Japão em 2009

    Mensagem por Lyrrinne Dom Nov 22, 2009 11:32 am

    A editora Jiyu Kokuminsha divulgou a sua lista das 60 frases e palavras mais populares no Japão em 2009. Destacaram-se, este ano, expressões ligadas ao mundo da política e à eleição do primeiro-ministro Yukio Hatoyama.

    Um corpo de jurados escolherá, dessa lista, as dez mais populares. O resultado será divulgado no começo de dezembro.
    Beto danshi (homens bentô) - A expressão refere-se aos homens que passaram a fazer sua própria comida (bentô) para levar ao trabalho, com a intenção de economizar dinheiro.

    Eco pointo (eco-pontos) - Programa subsidiado pelo governo, em que os consumidores japoneses ganham pontos ao consumir produtos ecologicamente corretos. Eles podem ser usados, posteriormente, para comprar outros bens.

    Fasuto fashion (moda rápida) - Cunhada a partir da expressão em inglês “fast fashion”, refere-se à invasão de bairros chiques de Tóquio por lojas de varejo americanas e europeias como Gap, H&M e Forever 21. Reflete a opção dos consumidores por produtos mais baratos frente à crise.

    Réplica do robô Gundam de 18 metrosJitsubutsudai Gandamu (Gundam de tamanho real) - Uma réplica em tamanho real do robô Gundam foi inaugurada em julho, em Tóquio, para comemorar o 30° aniversário da série Mobile Suit Gundam. Ela mede 18 metros e pesa 35 toneladas.

    Kingu ofu popu (rei do pop) - É como a mídia japonesa passou a chamar o cantor e dançarino norte-americano Michael Jackson, que morreu em junho.

    Nogyaru - Uma combinação das palavras nogyo (agricultura em japonês) e gyaru (gal, o estilo fashionista delas). O reality show tem como objetivo dar a jovens meninas a chance de trabalhar na zona rural e plantar arroz com potencial mercadológico.

    Ozawa garuzu (Garotas Ozawa) - São as mulheres jovens e bonitas do Partido Democrático do Japão que assumiram como legisladoras, depois da vitória da sigla nas eleições de agosto.

    Seiken kotai (mudança de regime) - Com a vitória do Partido Democrático do Japão, nas eleições gerais de agosto, acabava um período de 54 anos de governo do Partido Liberal Democrático. O primeiro-ministro Yukio Hatoyama assumiu prometendo reformas econômicas e políticas

    Cueca samurai, Seki-jo (garotas-história) - Seki-jo são garotas interessadas pela história do Japão. Elas vão a lugares históricos, consomem livros e até compram cuecas com tema de armaduras samurais, fabricadas pela empresa Rogin.

    Soshoku danshi (homens herbívoros) - Essa expressão, cunhada pelo autor Maki Fukasawa, refere-se a um tipo de homem moderno, cada vez mais comum no Japão. Ele está menos preocupado com dinheiro, s@ºº+ e bens materiais ostensivos e tende a ficar mais em casa, apesar de se preocupar com a aparência.

    Shingata infuruenza (nova gripe) - Refere-se à influenza A H1N1, que infectou milhões de pessoas no Japão desde junho

    UFO de kinsei ni (para vênus em um OVNI) - A atual primeira-dama do Japão, Miyuki Hatoyama, ganhou fama por relatar contatos com seres extraterrestres. Ao contar uma dessas experiências, disse: “Enquanto meu corpo dormia, acho que meu espírito voou em um OVNI de forma triangular para Vênus”.

      Data/hora atual: Sex Mar 29, 2024 12:39 am