Sanjuushi Home Realm Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Sanjuushi Home Realm Forum

Um fórum para reunir todos os fãs de lingua portuguesa da série Sanjuushi, os 3 mosqueteiros, e da cultura japonesa!

Devido a motivos pessoais e profissionais a Administração do fórum encontra-se algo parada, bem como a publicação de novos posts, pede-se encarecidamente a todos os membros interessados para que ajudem neste período de hiato prolongado.

4 participantes

    Obras de Alexandre Dumas

    Susana
    Susana
    Mosqueteiro
    Mosqueteiro


    Número de Mensagens : 89
    Idade : 44
    Data de inscrição : 09/03/2008

    Obras de Alexandre Dumas Empty Obras de Alexandre Dumas

    Mensagem por Susana Seg Jun 09, 2008 3:55 pm

    Quando começei a ler Os três Mosqueteiros, também tinha em casa mais um livro de Dumas, A túlipa Negra.

    Como não sei quem leu a obra toda, atenção SPOILERS

    E desculpem se vou parecer sentimentalona em algumas partes. Laughing


    Fiquei intrigada quando vi o Máscara de Ferro no anime, porque na obra não falava dele, mas na biblioteca da minha escola, no 5º-6º ano, vi duas bandas desenhadas, a 1ª sobre os Três Mosqueteiros e a 2ª era o Máscara de Ferro. Fiquei muito comovida quando fi o final da 2º Banda Desenhada, aí morriam todos mesmo, no entanto no Máscara de Ferro original o Aramis é o único que sobrevive e o Athos morre de velhice. No entanto, nesta banda desenhada Aramis e Athos morreram baleados por trás, ainda me lembro de como fiquei triste quando li que eles "morreram de mãos dadas, partindo de encontro ao além desconhecido". Crying or Very sad E quando o D´Artagnan foi morto com uma facada e ouvia as vozes dos amigos e amada Constance (que na BD morreu no Máscara de Ferro...) a chamá-lo... Crying or Very sad

    Quando há dois anos soube da publicação das Obras de Alexandre Dumas pela Planeta, fiquei super contente e valeu a pena. Vinte Anos Depois e O Visconde de Bragelonne I, II, III e IV foram lindos.

    Infelizmente não chegou a ser publicada até ao final, pelo menos não me lembro de ver o Robin dos Bosques e eu adorava ver essa versão escrita por Alexandre Dumas (tenho dois livros de Robin escritos por outros dois autores). Depois cheguei a achar em inglês na net.

    Não li ainda as outras obras, tão obcecada estava com a série dos Três Mosqueteiros. Razz

    Por curiosidade, achei um livro na net que conta a história de Aramis após a morte dos seus amigos.

    Le dernier amour d'Aramis, ou, Les vrais mémoires du chevalier René d'Herblay
    Lyrrinne
    Lyrrinne
    Estou de olho no que fazes!
    Estou de olho no que fazes!


    Número de Mensagens : 1847
    Idade : 46
    Localização : Portugal
    Humor : Amalucado
    Data de inscrição : 16/02/2008

    Obras de Alexandre Dumas Empty Re: Obras de Alexandre Dumas

    Mensagem por Lyrrinne Qui Jun 12, 2008 1:15 pm

    O que todos podemos agradecer à serie de TV foi o facto de em muitos de nós ter despertado o interesse por obras classicas... e que afinal não eram de forma alguma, nem enfadonhas, nem chatas e eram capazes de despontar em nós os mais sentimentos nobres!
    Quem a ler estes classicos nunca se transformou por momentos numa das suas personagens?! Fossem do genero certo ou não... bons ou vilões... o que importava era que enquanto as liamos transformavamos em alguem que admiravamos! Sabiamos montar a cavalo com destreza e pelejar como ninguem! Very Happy
    Anbel
    Anbel
    Mete Ordem nos Mosqueteiros
    Mete Ordem nos Mosqueteiros


    Número de Mensagens : 538
    Idade : 50
    Localização : Lisboa
    Data de inscrição : 24/04/2009

    Obras de Alexandre Dumas Empty Re: Obras de Alexandre Dumas

    Mensagem por Anbel Qua Jun 10, 2009 1:22 pm

    É bem verdade que uma das coisas que diziam constantemente na série era que devíamos ler o romance original. O que eu posso dizer é que já tinha feito isso ainda antes da série começar a ser transmitida em Portugal. Very Happy

    Lembro-me que no ano anterior decidi bisbilhotar a estante de livros que os meus pais têm na sala e qual não foi a minha surpresa quando descobri no meio de todos os livros que lá estavam alguns que tinham sido escritos pelo Alexandre Dumas? É verdade, encontrei livros com títulos como “Os três mosqueteiros”, “Vinte anos depois”, “O Visconde de Bragelonne” e “O colar da Rainha”. Agarrei-me logo a eles e comecei a folheá-los. Quando me apercebi que nos “Vinte anos depois” e “O Visconde deBragelone” eram feitas referências aos nossos heróis fiquei encantada e é claro lá fiquei com leitura para algum tempo.

    Adorei saber que o percurso de vida dos nossos mosqueteiros não acabava no final dos “Três mosqueteiros” e que as suas aventuras continuavam para além disso inclusivamente até á sua morte. Não me importei muito que não fossem as versões integrais (eram versões adaptadas para a juventude da década de 60, penso eu). Mais tarde, depois de ver o “Anime Sanjushi” e das acaloradas discussões com um dos meu colega de escola que, influenciado pela série, tinha comprado a versão integral dos “Três mosqueteiros” é que decidi começar a procurar as versões integrais desta trilogia mas apercebi-me logo que isto ia ser uma tarefa muito complicada porque não se encontravam os livros em parte alguma. Crying or Very sad Com alguma sorte lá se ia encontrando a versão integral dos “Três mosqueteiros” e pouco mais. Andei nesta busca durante anos e a única coisa que encontrei foram versões francesas á venda na Fnac mas que não me interessavam porque não tinha pachorra para estar a traduzir aquilo tudo. Mad Por isso fiquei encantada quando vi sair a colecção da Planeta Agostini. Comecei logo a faze-la e comprei todos os livros que saíram. Infelizmente a colecção não chegou a ser publicada na íntegra o que é uma grande pena porque já faltavam poucos livros e pelos títulos até pareciam ser bastante interessantes. Infelizmente o problema foi da editora que nunca chegou a publicar estes volumes (na altura confirmei esta informação na loja).

    Mas no fundo também não me queixo muito porque procurei estes livros durante anos e parece-me que esta foi talvez a melhor, se não a única possibilidade, de alguma vez os vermos, e isso já é bastante positivo.

    Agora o que é engraçado é que estive anos á procura destes livros mas depois de os conseguir encontrar parece que perdi a vontade de os ler…É curioso…Bem, o problema é que são muitos e é difícil saber por onde começar… Embarassed

    Uma das grandes vantagens do “Anime Sanjushi” e de outras obras similares como é o caso do Dartacão, é levar-nos a procurar a obra original e na sua versão integral e é claro que no caminho também acabamos por conhecer e nos interessar pelas outras obras deste grande escritor que é o Alexandre Dumas. Cá está… uma prova dos benefícios da televisão. Wink Muitas vezes o primeiro contacto que temos com as grandes obras da literatura começa com aquilo que vemos na televisão. Isto significa que a televisão pode incentivar a leitura!
    Lyrrinne
    Lyrrinne
    Estou de olho no que fazes!
    Estou de olho no que fazes!


    Número de Mensagens : 1847
    Idade : 46
    Localização : Portugal
    Humor : Amalucado
    Data de inscrição : 16/02/2008

    Obras de Alexandre Dumas Empty Re: Obras de Alexandre Dumas

    Mensagem por Lyrrinne Dom Jun 14, 2009 11:50 am

    Sempre adorei ver series adaptadas de grandes clássicos, quando sao bem feitas e apesar de todas as diferenças consigam manter o sumo principal é o que nos arrasta a ir ler as obras originais e redescobrir historias que pensávamos conhecer bem, mas que no fundo ainda tem muitas surpresas! Very Happy
    Anbel
    Anbel
    Mete Ordem nos Mosqueteiros
    Mete Ordem nos Mosqueteiros


    Número de Mensagens : 538
    Idade : 50
    Localização : Lisboa
    Data de inscrição : 24/04/2009

    Obras de Alexandre Dumas Empty Re: Obras de Alexandre Dumas

    Mensagem por Anbel Seg Jun 22, 2009 7:08 am

    Realmente é muito interessante ver a forma como aquelas histórias que se tornam intemporais podem ser alteradas e modificadas, não só ao sabor da vontade de quem decide fazer as adaptações mas também segundo o público a que se destinam. Acho realmente curioso ver o modo como alguns acontecimentos podem ser vistos de outra maneira e as consequências que isso pode ter, não só na própria adaptação concreta que está a ser feita mas também em futuras adaptações da mesma obra. Very Happy

    Pode-se dizer que há obras que parecem ter uma magia tão grande que acabam por ter a capacidade de resistir á passagem do tempo e conseguem cativar gerações atrás de gerações. Por vezes, o que acontece é que ficamos tão entusiasmados com aquilo que estamos a ver em qualquer ecrã televisivo que decidimos ir procurar a obra original, aquela de onde tudo partiu e aí é que as surpresas podem ser grandes. Rolling Eyes Isso aconteceu um bocadinho com a versão original dos “Três mosqueteiros”. Como já mencionei, o primeiro contacto que tive com as obras de Alexandre Dumas foi através da leitura de uma versão adaptada para a juventude. Como estes livros se destinavam a um público juvenil, eles próprios eram adaptações suavizadas da obra original. Lembro-me que nessa altura não me apercebei muito disso. Quando li a trilogia dos “Três mosqueteiros” pensei que no essencial o fundamental da obra se encontrava ali mas enganei-me um pouco.

    Como na versão “Anime Sanjushi” passavam a vida a mandar-nos ler o livro, aquele meu colega de escola que também adorava a série, sentiu-se suficientemente curioso para procurar a obra na sua versão integral mas ao mesmo tempo também ficou um bocadinho chocado com aquilo que lá viu Shocked (ainda me lembro das nossa conversas sobre as diferenças entre as versões animadas que passavam na televisão, os livros adaptados e a obra na sua versão integral tal como fora escrita por Dumas).

    Na nossa versão RTP passavam a vida a mandar-nos ler o romance de Alexandre Dumas mas será que a obra na sua versão original seria adequada aos jovens…ou mesmo aos adultos? É que quando vemos adaptações cinematográficas desta história (estou a falar de adaptações destinadas a um público adulto) os mosqueteiros aparecem sempre como homens honrados sempre prontos a defenderem os mais fracos e humildes, ou seja, aparecem sempre como pessoas extremamente correctas, como modelos de virtudes… mas a verdade é que os verdadeiros mosqueteiros, ou pelo menos aqueles que são descritos pelo Alexandre Dumas acabam por ter um lado muito mais obscuro e que na altura nos chocou bastante. Crying or Very sad


    Agora vou recorrer aos SPOILERS para não revelar pormenores a quem não leu a obra na sua versão original!

    Spoiler:
    Denn
    Denn
    Cadete de Mosqueteiro
    Cadete de Mosqueteiro


    Número de Mensagens : 56
    Idade : 50
    Localização : Lisboa
    Data de inscrição : 30/11/2009

    Obras de Alexandre Dumas Empty Re: Obras de Alexandre Dumas

    Mensagem por Denn Seg Dez 07, 2009 7:01 am

    Se gostaram de ler os Mosqueteiros e o Conde de Monte Cristo, gostava de aconselhar também O Cavaleiro da Casa Vermelha, que li há bastante tempo, depois de ler os Mosqueteiros e que me ficou também na memória.
    É passado na época da revolução francesa, quando o rei Luis XVI e a rainha Maria Antonieta são presos, e os nobres têm de se esconder para não os matarem e tentam unir-se para salvar a rainha Maria Antonieta do cadafalso. Mais uma vez temos 3 amigos, mas um deles é uma mulher nobre, o soldado que se apaixonou por ela e o homem que guarda a rainha na prisão. E de novo vem ao de cima a amizade mais forte que qualquer outra coisa. Gostei imenso desta historia. Smile

    Conteúdo patrocinado


    Obras de Alexandre Dumas Empty Re: Obras de Alexandre Dumas

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 19, 2024 6:53 am