Sanjuushi Home Realm Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Sanjuushi Home Realm Forum

Um fórum para reunir todos os fãs de lingua portuguesa da série Sanjuushi, os 3 mosqueteiros, e da cultura japonesa!

Devido a motivos pessoais e profissionais a Administração do fórum encontra-se algo parada, bem como a publicação de novos posts, pede-se encarecidamente a todos os membros interessados para que ajudem neste período de hiato prolongado.

3 participantes

    Brasil e Portugal - olha que interessante! Projeto Lá e Cá

    Athos de La Fère
    Athos de La Fère
    General dos Mosqueteiros
    General dos Mosqueteiros


    Número de Mensagens : 1468
    Idade : 43
    Localização : São Paulo - SP / Brasil
    Humor : Instável
    Data de inscrição : 16/09/2009

    Brasil e Portugal - olha que interessante! Projeto Lá e Cá Empty Brasil e Portugal - olha que interessante! Projeto Lá e Cá

    Mensagem por Athos de La Fère Dom Abr 18, 2010 6:01 pm

    Gente, olha o programa que será exibido na TV CULTURA, TV Pública de São Paulo!! Um super programa para mostrar um pouco de Brasil e Portugal... Claro que vou assistir!! Estréia dia 25 aqui. Sensacional!!

    "Existe muita gente trabalhando para que os países de língua portuguesa possam se conhecer mais. O Lá e Cá, que já completou um ano de trabalhos, com o inestimável apoio da CPLP, recebe com muita alegria a iniciativa da TV Cultura e da RTP: Brasil-Portugal, Lá e Cá. É uma série de 13 documentários que estreiam no dia 25, simultâneamente no Brasil e em Portugal.

    Durante os três meses de programa, o "Lá e Cá de cá" ajudará no for preciso para que essa belo projeto possa ser conhecido e debatido pelo maior número de pessoas. E nossa participação começará com o envolvimento de todos os nossos visitantes e amigos na ampliação do Dicionário Luso-Brasileiro, que possui 70 verbetes muito divertidos, indo de Alcatifa a Ziquizira. E a partir do dia 23, já teremos fóruns de discussão sobre os temas dos programas. Não deixe de participar!

    Confira abaixo a programação. E mais informações, no banner do programa, na coluna da direita:

    Brasil e Portugal (no ar dia 25 de abril)
    Pai e Filho? (no ar dia 02 de maio)
    Lingua (no ar dia 09 de maio)
    Vai e Vem (no ar dia 16 de maio)
    Clichês (no ar dia 23 de maio)
    Heranças (no ar dia 30 de maio)
    Colônias (no ar dia 06 de junho)
    Espírito do Povo (no ar dia 13 de junho)
    Tempos Modernos (no ar dia 20 de junho)
    Mistérios e Lendas(no ar dia 27 de junho)
    O Triângulo (no ar dia 04 de julho)
    Globalização (no ar dia 11 de julho)
    O Futuro (no ar dia 18 de julho)"

    Olha o site pra vcs conhecerem o projeto!! Smile Adorei!!
    http://www.la-e-ca.net/


    Brasil e Portugal - olha que interessante! Projeto Lá e Cá Apresentadors

    Foto: momento de descontração dos apresentadores Carlos Fino e Paulo Markun em Lisboa.
    Anbel
    Anbel
    Mete Ordem nos Mosqueteiros
    Mete Ordem nos Mosqueteiros


    Número de Mensagens : 538
    Idade : 50
    Localização : Lisboa
    Data de inscrição : 24/04/2009

    Brasil e Portugal - olha que interessante! Projeto Lá e Cá Empty Re: Brasil e Portugal - olha que interessante! Projeto Lá e Cá

    Mensagem por Anbel Seg Abr 19, 2010 8:06 am

    Estive a dar uma olhadela neste projecto e realmente parece-me ser muito interessante e bastante educativo.

    Vou procurar ver alguma coisa… Very Happy

    Só espero que a RTP decida transmitir o programa a horas decentes…e não a meio da madrugada como costuma acontecer com outros coisas de interesse… Neutral
    Lyrrinne
    Lyrrinne
    Estou de olho no que fazes!
    Estou de olho no que fazes!


    Número de Mensagens : 1847
    Idade : 46
    Localização : Portugal
    Humor : Amalucado
    Data de inscrição : 16/02/2008

    Brasil e Portugal - olha que interessante! Projeto Lá e Cá Empty Re: Brasil e Portugal - olha que interessante! Projeto Lá e Cá

    Mensagem por Lyrrinne Seg Abr 19, 2010 8:17 am

    Sim, espero que passe ao menos do horário nobre... e espero que este programa venha deitar abaixo alguns dos preconceitos existentes actualmente... que nem todo o brasileiro é vigarista e ladrão e nem todo o português tem padaria e de bigode e retrogrado!
    Só espero que nesses foruns que eles querem criar não apareça aqueles engraçadinhos que só aparecem para dizer mal e deitar abaixo o que se faz de bom... tenho lido comentários no YOUTUBE de vídeos portugueses\brasileiros que parece mais uma guerra civil ou ficamos a pensar que só existe brocos na net que dizem as maior barbaridades possiveis!
    Anbel
    Anbel
    Mete Ordem nos Mosqueteiros
    Mete Ordem nos Mosqueteiros


    Número de Mensagens : 538
    Idade : 50
    Localização : Lisboa
    Data de inscrição : 24/04/2009

    Brasil e Portugal - olha que interessante! Projeto Lá e Cá Empty Re: Brasil e Portugal - olha que interessante! Projeto Lá e Cá

    Mensagem por Anbel Sáb Abr 24, 2010 1:48 pm

    O programa será difundido na RTP 2 a seguir às 21.00 horas e com o nome “Lá e cá”.

    O simples facto de ser transmitido no 2º canal significa que não terá como destinatários as grandes massas mas sim aquele público que prefere assistir a programas mais culturais e que com toda a certeza será mais educado e cuidadoso na altura de participar em fóruns.

    É que há muitas maneiras de dizer as coisas sem se recorrer ao insulto e á ordinarice…obviamente que dá mais trabalho a elaborar um raciocínio… organizar as ideias e escrever um discurso coerente…mas o resultado final é muito melhor quando se consegue debater ideias de forma racional e civilizada…

    É pena que o YOUTUBE se tenha transformado numa verdadeira selva de ofensas mas também não há ninguém que ponha ordem naquelas “discussões”! Evil or Very Mad
    Athos de La Fère
    Athos de La Fère
    General dos Mosqueteiros
    General dos Mosqueteiros


    Número de Mensagens : 1468
    Idade : 43
    Localização : São Paulo - SP / Brasil
    Humor : Instável
    Data de inscrição : 16/09/2009

    Brasil e Portugal - olha que interessante! Projeto Lá e Cá Empty Re: Brasil e Portugal - olha que interessante! Projeto Lá e Cá

    Mensagem por Athos de La Fère Sáb Abr 24, 2010 7:50 pm

    Tendes razão Anbe e Lyrrinnel, o youtube é mesmo uma confa... mas que se há de fazer... o nosso comportamentp é certamente diferente destes daí que só dizem asneiras e não podem ser referência que representes nossos países... para mim, Portugal e Brasil são terras irmãs...

    Eu vou assistir ao programa, e já estou ansiosa pra conhecer melhor um lugar que tanto desejo visitar um dia... Smile

    E os portugueses não tem nada de burros, nem são bigodudos... são é muito bonitos.. cada rapaz lindo! Razz (desculpe, perdi a compostura, mas é que é verdade)
    Lyrrinne
    Lyrrinne
    Estou de olho no que fazes!
    Estou de olho no que fazes!


    Número de Mensagens : 1847
    Idade : 46
    Localização : Portugal
    Humor : Amalucado
    Data de inscrição : 16/02/2008

    Brasil e Portugal - olha que interessante! Projeto Lá e Cá Empty Re: Brasil e Portugal - olha que interessante! Projeto Lá e Cá

    Mensagem por Lyrrinne Dom Abr 25, 2010 3:50 am

    Por cá ainda bem que passa na RTP 2 assim podemos ter a certeza que será visto por pessoas mais instruídas e não broncas o suficiente para minar fóruns de discussão! Hoje é dia 25 é o dia do primeiro programa então Smile tentarei não me esquecer e ver, depois podíamos comentar aqui com a nossa amiga Camila alguns assuntos do programa Smile de certo que vão surgir assuntos interessantes dos quais a Camila desconhece... digo isto porque apesar de a distancia ser a mesma nós cá temos mais acesso à cultura brasileira (devido ás 1000000000 novelas que passam diariamente LOL, confesso que vejo a da noite na Sic) sabemos mais expressões brasileiras (e chegamos a adoptar algumas no dia a dia) do que os brasileiros sabem das portuguesas! Não sei se existe, pois ainda não pesquisei, mas seria giro haver um dicionário ou um livro que comparasse as expressões dos dois países.... e vistas as coisas não só de Portugal e do Brasil mas também de Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné e Timor, apesar destes países terem tido neles uma influencia Portuguesa por mais tempo do que o Brasil, de certo que certas diferenças também existem! Smile
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Brasil e Portugal - olha que interessante! Projeto Lá e Cá Empty Re: Brasil e Portugal - olha que interessante! Projeto Lá e Cá

    Mensagem por Convidad Dom Abr 25, 2010 4:50 am

    Olha Camila se algum dia vieres a Portugal avisa e depois eu dou-te a comer o cozido à Portuguesa da minha mãe Razz
    Lyrrinne
    Lyrrinne
    Estou de olho no que fazes!
    Estou de olho no que fazes!


    Número de Mensagens : 1847
    Idade : 46
    Localização : Portugal
    Humor : Amalucado
    Data de inscrição : 16/02/2008

    Brasil e Portugal - olha que interessante! Projeto Lá e Cá Empty Re: Brasil e Portugal - olha que interessante! Projeto Lá e Cá

    Mensagem por Lyrrinne Dom Abr 25, 2010 4:55 am

    Xiiii pobre Camila que vai sair de Portugal gorda como um texugo! Very Happy
    Athos de La Fère
    Athos de La Fère
    General dos Mosqueteiros
    General dos Mosqueteiros


    Número de Mensagens : 1468
    Idade : 43
    Localização : São Paulo - SP / Brasil
    Humor : Instável
    Data de inscrição : 16/09/2009

    Brasil e Portugal - olha que interessante! Projeto Lá e Cá Empty Re: Brasil e Portugal - olha que interessante! Projeto Lá e Cá

    Mensagem por Athos de La Fère Dom Abr 25, 2010 3:25 pm

    Huuuuuuuuuuuuuummmmmmm, que delícia Santana, já tô com água na boca! Muito obrigada pelo convite carinhoso!! Vou mesmo ficar mais gorda por que certamente que é maravilhoso o cozido da sua mamãe.. Smile

    Lyrrinne, é verdade, acaba que não se vê muito sobre Portugal aqui, embora a comunidade seja imeeeeensa!!!

    Por ter alguma afinidade com vocês e porque minha madrinha é portuguesa, porque de algum modo tenho descendência portuguesa e tenho amigos e conhecidos portugueses, acabo conhecendo uma coisa ou outra, mas nada aprofundado...

    Assim, o programa será ótimo pra esclarecer estas dúvidas... Smile
    Athos de La Fère
    Athos de La Fère
    General dos Mosqueteiros
    General dos Mosqueteiros


    Número de Mensagens : 1468
    Idade : 43
    Localização : São Paulo - SP / Brasil
    Humor : Instável
    Data de inscrição : 16/09/2009

    Brasil e Portugal - olha que interessante! Projeto Lá e Cá Empty Re: Brasil e Portugal - olha que interessante! Projeto Lá e Cá

    Mensagem por Athos de La Fère Ter maio 04, 2010 7:34 pm

    Gente, vocês lembraram de assistir??? Eu sim!! Gravei o primeiro dia e assisti ao segundo atentamente!! Adorei!! Achei apenas muito curtinho... só 30 minutos... tomara que alimentem bem o site do projeto não é!!

    Enfim, o que acharam?
    Lyrrinne
    Lyrrinne
    Estou de olho no que fazes!
    Estou de olho no que fazes!


    Número de Mensagens : 1847
    Idade : 46
    Localização : Portugal
    Humor : Amalucado
    Data de inscrição : 16/02/2008

    Brasil e Portugal - olha que interessante! Projeto Lá e Cá Empty Re: Brasil e Portugal - olha que interessante! Projeto Lá e Cá

    Mensagem por Lyrrinne Qua maio 05, 2010 4:26 am

    Vi só o primeiro episódio de apresentação... agora a minha TV foi à vida e nem tão cedo irei ter uma... Sad
    Anbel
    Anbel
    Mete Ordem nos Mosqueteiros
    Mete Ordem nos Mosqueteiros


    Número de Mensagens : 538
    Idade : 50
    Localização : Lisboa
    Data de inscrição : 24/04/2009

    Brasil e Portugal - olha que interessante! Projeto Lá e Cá Empty Re: Brasil e Portugal - olha que interessante! Projeto Lá e Cá

    Mensagem por Anbel Qua maio 05, 2010 8:26 am

    Mas que bela desculpa a Lyrrinne arranjou para não ver o programa… Razz

    Eu vi o primeiro episódio quando ele foi transmitido na televisão. Na altura em que o segundo foi para o ar eu não o vi porque fui passear para a Feira do Livro de Lisboa mas isso não significa que não tenha assistido ao programa…vi o episódio através do site da RTP…

    Fica aqui a sugestão…quem não quiser ou não puder assistir ao programa através da televisão pode sempre recorrer á internet…Pelo menos a RTP está a disponibilizar o documentário no seu site…


    Agora quanto ao programa em concreto…estou a gostar do que vejo. É uma série interessante em que é possível ouvir e perceber as várias opiniões sobre temas que nos afectam a todos. E obviamente que já aprendi alguma coisa sobre o relacionamento Portugal/Brasil, principalmente a perspectiva do outro.
    Acho que é muito importante perceber porque é que por vezes nos encontramos tão separados e com tantas barreiras entre nós quando somos Povos que temos tanto em comum. Só assim é que podemos eliminar esses obstáculos e construir um melhor relacionamento…

    Tenciono continuar a assistir ao programa, ou na televisão ou no computador…o que calhar… Razz
    Athos de La Fère
    Athos de La Fère
    General dos Mosqueteiros
    General dos Mosqueteiros


    Número de Mensagens : 1468
    Idade : 43
    Localização : São Paulo - SP / Brasil
    Humor : Instável
    Data de inscrição : 16/09/2009

    Brasil e Portugal - olha que interessante! Projeto Lá e Cá Empty Re: Brasil e Portugal - olha que interessante! Projeto Lá e Cá

    Mensagem por Athos de La Fère Qua maio 05, 2010 9:58 am

    Eu também pretendo continuar vendo o programa, e vou checar se no site da TV Cultura também estão disponibilizando os vídeos...

    Quero baixá-los, mas não sei se conseguirei, talvez só para ver on line mesmo!!!

    Mas estou adorando... realmente se começa a entender o porque do relacionamento entre Brasil e Portugal não ser mais próximo como deveria...

    Se somos nações irmãs, ou se somos mais como Pai e Filho, não importa... ambas não são relações estreitas... eu acho que sim... Smile
    Anbel
    Anbel
    Mete Ordem nos Mosqueteiros
    Mete Ordem nos Mosqueteiros


    Número de Mensagens : 538
    Idade : 50
    Localização : Lisboa
    Data de inscrição : 24/04/2009

    Brasil e Portugal - olha que interessante! Projeto Lá e Cá Empty Re: Brasil e Portugal - olha que interessante! Projeto Lá e Cá

    Mensagem por Anbel Qui maio 06, 2010 7:52 am

    É muito provável que a TV Cultura também tenha os vídeos disponíveis tal como acontece com a RTP. Baixá-los é que é capaz de ser mais complicado mas pode ser que mais tarde venham a estar disponíveis no YOUTUBE. Rolling Eyes

    Mas é uma boa notícia saber que podemos assistir á emissão deste documentário através da internet… Smile


    É claro que também já estou a compreender melhor certas coisas que até então me escapavam sobre o relacionamento Portugal/Brasil. Por exemplo nunca me tinha apercebido que a entrada de Portugal na C.E.E. poderia originar algum tipo de entrave nas relações luso-brasileiras Neutral … É que precisamos de saber estas coisas para podermos alterar os nossos comportamentos de modo a criar ligações mais sólidas no futuro.

    Acho que nesta altura somos ou devemos considerar-nos nações irmãs uma vez que Portugal e Brasil são países soberanos e independentes que devem ter um relacionamento em termos de igualdade.
    É claro que não nos podemos esquecer que o Brasil tem uma origem e muitas influências portuguesas pelo que, de certa maneira, teremos que dizer que o Brasil é uma criação portuguesa, ou seja, é um filho de Portugal.

    Mas devemos olhar e caminhar para o futuro como países irmãos e iguais… Very Happy
    Lyrrinne
    Lyrrinne
    Estou de olho no que fazes!
    Estou de olho no que fazes!


    Número de Mensagens : 1847
    Idade : 46
    Localização : Portugal
    Humor : Amalucado
    Data de inscrição : 16/02/2008

    Brasil e Portugal - olha que interessante! Projeto Lá e Cá Empty Re: Brasil e Portugal - olha que interessante! Projeto Lá e Cá

    Mensagem por Lyrrinne Qui maio 06, 2010 9:58 am

    E pronto já consegui ver este episódio via RTP Online Smile de facto a ideia do Pai e do Filho tem que ser deixada um pouco para trás, porque só nos iremos compreender e cooperar sem reservas no dia em que as velhas sombras da colonização caírem por terra... se bem que a presença portuguesa no Brasil não foi tão nefasta quanto a Espanhola no México, ou noutro pais Sul Americano, a nossa entrega do Brasil aos Brasileiros foi em comparação muito mais pacifica. Um dia se tivermos o mesmo tipo de cooperação que existe entre os EUA e o RU poderemos ambos crescer lado a lado, somos dois países modernos e com tecnologia... alguma dela não existe em mais nenhum lado do mundo uma cooperação forte entre os nossos cientistas só seria em proveito de ambos Smile

    Camila caso a TV cultura não disponibilize os videos online podes sempre ve-los como nós no site da RTP atraves deste link: http://tv1.rtp.pt/EPG/tv/programas/generos.php?tvcanal=8&cod_gen=7 e então procurares pelo programa Smile

    Conteúdo patrocinado


    Brasil e Portugal - olha que interessante! Projeto Lá e Cá Empty Re: Brasil e Portugal - olha que interessante! Projeto Lá e Cá

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 1:33 am