Sanjuushi Home Realm Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Sanjuushi Home Realm Forum

Um fórum para reunir todos os fãs de lingua portuguesa da série Sanjuushi, os 3 mosqueteiros, e da cultura japonesa!

Devido a motivos pessoais e profissionais a Administração do fórum encontra-se algo parada, bem como a publicação de novos posts, pede-se encarecidamente a todos os membros interessados para que ajudem neste período de hiato prolongado.

    Hino Tomiko

    Lyrrinne
    Lyrrinne
    Estou de olho no que fazes!
    Estou de olho no que fazes!


    Número de Mensagens : 1847
    Idade : 46
    Localização : Portugal
    Humor : Amalucado
    Data de inscrição : 16/02/2008

    Hino Tomiko Empty Hino Tomiko

    Mensagem por Lyrrinne Ter Jun 22, 2010 9:15 am

    Hino Tomiko Genka_22_large
    A capacidade manipuladora e as atitudes extremas de Hino Tomiko fizeram com que ela entrasse para a história do Japão como uma mulher polêmica e vilã. Sua ambição provocou um dos episódios mais emblemáticos da guerra pelo poder no arquipélago – a Revolta de Onin – e seu senso de oportunismo lhe rendeu uma grande fortuna.

    Origem

    Filha de nobres e nascida em 1449, Tomiko desposou a figura suprema de sua época, ou seja, o oitavo xogum, Ashikaga Yoshimasa, e foi mãe do nono xogum, Yoshihisa.

    Tomiko nasceu numa família de linhagem tradicional da nobreza, a família Fujiwara, casando-se aos 16 anos com o então xogum, Yoshimasa, que tinha 21 anos e vivia cercado por concubinas. Ele, inclusive já era pai de muitas filhas. Assim, seu casamento com Tomiko foi apenas uma união de razões políticas. Assim, a única esperança de Tomiko era dar a Yoshimasa um filho varão, que pudesse ser o herdeiro do trono.

    Com sua capacidade de manipular a situação a seu favor e tendo como marido um homem sem muita personalidade, Tomiko foi conquistando o seu espaço. Primeiro, ela conseguiu afastar de Yoshimasa sua concubina predileta e que exercia grande influência sobre ele, Imairi-no-tsubone. Tomiko não só conseguiu afastá-la, como também a baniu de seu convívio, exilando-a em uma ilha distante.

    Depois, com a morte de sua sogra, Shigeko, sua influência tanto na política como na economia ficou cada vez maior. Porém, após dez anos de casamento, Tomiko tinha duas filhas, mas não um filho que pudesse herdar o trono. Preocupado com a situação, seu marido pediu a seu irmão Yoshimi para suceder o trono após a sua abdicação. Porém, logo no ano seguinte ao que Yoshimi aceitou o pedido do irmão, Tomiko teve um filho, Yoshihisa. A partir daí, Tomiko fez de tudo para que o seu filho pudesse herdar o trono, o que provocou a Revolta de Onin, um conflito entre os que apoiavam Yoshimi e os partidários de Yoshihisa, ou seja, da sua mãe, Tomiko.

    Revolta de Onin

    O conflito foi de 1467 a 1477, deixando como saldo a cidade de Quioto em situação desoladora. O episódio alavancou a guerra pelo poder entre senhores feudais pelo período de cerca de cem anos, até que os gênios em estratégias de guerra, Oda Nobunaga (1534~1582) e Toyotomi Hideyoshi (1537~1593) unificassem o país e a família Tokugawa assumisse o controle do arquipélago japonês em 1603.

    Tomiko saiu vencedora da Revolta de Onin e o seu filho, Yoshihisa, foi o sucessor do xogunato Ashikaga. Ela se aproveitou do poder como mãe do xogum e conseguiu amealhar uma fortuna praticando agiotagem com os daimiôs que vinham a Quioto e também criando um imposto de trânsito para pessoas e produtos que entravam na capital. O imposto causou a revolta de muitos e, após a rebelião de camponeses, transportadores e comerciantes foi, finalmente, suspenso.

    Hino Tomiko foi uma mulher que teve poder e imensa fortuna; recebeu o estigma de vilã, mas também era muito culta e financiou muitas obras culturais. Não foi muito feliz como mulher, pois seu casamento não foi bem-sucedido, e não teve boas relações com Yoshihisa, por quem tanto se empenhou para pôr no trono. Yoshihisa faleceu antes da sua mãe, aos 25 anos, em 1489. Tomiko faleceu em 1496, aos 56 anos, deixando sua imensa fortuna para o décimo primeiro xogum, Yoshizumi, que não compareceu ao funeral de sua benfeitora.

      Tópicos semelhantes

      -

      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 7:04 am