Sanjuushi Home Realm Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Sanjuushi Home Realm Forum

Um fórum para reunir todos os fãs de lingua portuguesa da série Sanjuushi, os 3 mosqueteiros, e da cultura japonesa!

Devido a motivos pessoais e profissionais a Administração do fórum encontra-se algo parada, bem como a publicação de novos posts, pede-se encarecidamente a todos os membros interessados para que ajudem neste período de hiato prolongado.

    A Cerimónia do Chá

    Lyrrinne
    Lyrrinne
    Estou de olho no que fazes!
    Estou de olho no que fazes!


    Número de Mensagens : 1847
    Idade : 46
    Localização : Portugal
    Humor : Amalucado
    Data de inscrição : 16/02/2008

    A Cerimónia do Chá Empty A Cerimónia do Chá

    Mensagem por Lyrrinne Seg Ago 03, 2009 10:56 am

    1ª Parte

    Geralmente existirá uma cerca de madeira, ligeiramente entreaberta, onde o jardim terá sido esborrifado, sinal de boas vindas ao convidado para cerimônia. Os convidados atravessam a cerca exterior e o anfitrião os conduz até a sala de espera, passando por uma trilha como se fosse uma montanha, pisando sobre as pedras que os conduzem através de um jardim com árvores compactas e musgos. A função do jardim é levar os convidados até a sala de chá(cha-shitsu).

    Durante o caminho, existirá uma bacia de pedra cheia de água, onde lavam-se as mãos e a boca, um ato simbolizando a purificação. A sala é provida de fogareiro fixo ou portátil para a chaleira. Os convidados se ajoelham diante do "tokonoma"(uma alcova, o lugar mais nobre de uma sala, usado para pinturas, vasos, caligrafias, arranjos florais e outros objetos de arte) e fazem reverência.

    Em seguida admiram o "takemono" (rolo suspenso na parede do "tokonoma", caligrafia Zen ou de um mestre de chá, escrito num momento de iluminação e que está de acordo com a estação do ano ou motivo da reunião), e depois irão admirar o fogareiro da mesma forma. Após a contemplação dos objetos, os convidados se acomodam em seus assentos e o convidado principal senta-se no lugar mais próximo ao anfitrião. Após o anfitrião e os convidados se cumprimentarem, o "kaiseki"(refeição simples, vem do nome dado a uma pedra aquecida onde os monges Zen utilizavam para aliviar as dores de estômago causados por fome ou frio) é servido.

    São servidos alimentos da estação, alguns vindos do mar e outros das montanhas, frescos e simples. Após serve-se doces.

    2ª Parte

    "Nakadachi" - O anfitrião sugere para os convidados irem ao jardim interno se refrescar e ficar no banco de espera. Enquanto isso, o anfitrião troca o "takemono" por um arranjo de flores.

    3ª Parte

    "Goza-iri" - um gongo é tocado pelo anfitrião para que os convidados voltem para o início da cerimônia principal. Os convidados observam o arranjo de flores e a chaleira, da mesma forma que observaram o "takemono". Quando a sala é preparada, os utensílios são todos limpos, mas são purificadas novamente com água fresca na presença dos convidados. O pote com água fresca ("mizu-sashi") e a cerâmica de chá serão trazidos pela ajudante, e o anfitrião entrará trazendo a tigela de chá ("cha wan") com o "cha-sen" (batedor de bambu) e a concha ("cha shaku") dentro dela.

    O anfitrião se retira da sala, voltando em seguida com receptáculo para água servida (kensui), a concha e o descanso para a tampa da chaleira ou concha.

    O recipiente de chá (natsume), o batedor e a concha são limpas com um pano especial, o "fukusa". A tigela é esvaziada pelo anfitrião, despejando a água no receptáculo de água servida e a tigela é limpa com um tecido de linho, "chakin". Doces são servidos aos convidados antes do anfitrião começar a bater o matcha.

    O anfitrião ergue o recipiente de chá e coloca três conchas de "matcha" na tigela. Depois ele tira uma concha de água quente da chaleira, colocando somente 1/3 desta na tigela e devolvendo o restante à chaleira. Depois bate e mistura com o batedor, este chá é denominado "koicha" (folhas tenras de chá com idade entre 20 e 70 anos ou mais), um chá mais consistente e verde.

    A tigela é colocada próxima ao fogareiro, onde o convidado principal irá deslocar-se de joelhos para pegar a tigela.

    Ele fará reverência com a cabeça para os outros convidados e colocará a tigela na palma da mão esquerda, sustentando-o com a mão direita e girando a tigela 2 vezes no sentido horário, para que o frontal fique do lado oposto. O convidado toma um gole, elogia o sabor e toma mais dois goles; limpa o lado por onde bebeu com o "kaishi" de papel (guardanapo), vira a tigela 2 vezes no sentido anti-horário e devolve para o anfitrião, que fará o chá e a passará a tigela para o próximo convidado que pedirá licença ao convidado principal para acompanhá-lo e fará todo ritual da mesma forma.

    Quando o último convidado beber o chá, a tigela é entregue ao convidado principal que irá entregá-lo ao anfitrião.

    4ª Parte

    Cerimônia "usucha", difere-se do "koicha" nos seguintes aspectos:
    Este é feito com folhas de chá de apenas 3 a 15 anos
    O chá é feito individualmente
    É colocado de 2 a 2 ½ conchas de "matcha"

    A apreciação dos Utensílios.

    Após toda a cerimônia, os utensílios são deixados na sala para que os convidados possam observá-los. São considerados obras de arte, muitas vezes obras que passam de geração para geração, cada uma possuindo sua história.

    As peças também são condizentes com a época e o tema da reunião, assim como a escrita do "takemono" e o arranjo de flores.

    As conversas serão feitas com muito respeito e referentes ao motivo da reunião, ao ambiente, e aos utensílios.

    Após o anfitrião retirar os utensílios da sala, ele fará uma reverência silenciosa para os convidados indicando sinal de término da cerimônia.

    Os convidados fazem reverência despedindo-se do anfitrião e deixando a casa de chá.

    Fonte http://www.nihonsite.com.br

    A Cerimónia do Chá Acessorios_cha

      Data/hora atual: Sex Abr 19, 2024 2:50 am