1ª Parte
Geralmente existirá uma cerca de madeira, ligeiramente entreaberta, onde o jardim terá sido esborrifado, sinal de boas vindas ao convidado para cerimônia. Os convidados atravessam a cerca exterior e o anfitrião os conduz até a sala de espera, passando por uma trilha como se fosse uma montanha, pisando sobre as pedras que os conduzem através de um jardim com árvores compactas e musgos. A função do jardim é levar os convidados até a sala de chá(cha-shitsu).
Durante o caminho, existirá uma bacia de pedra cheia de água, onde lavam-se as mãos e a boca, um ato simbolizando a purificação. A sala é provida de fogareiro fixo ou portátil para a chaleira. Os convidados se ajoelham diante do "tokonoma"(uma alcova, o lugar mais nobre de uma sala, usado para pinturas, vasos, caligrafias, arranjos florais e outros objetos de arte) e fazem reverência.
Em seguida admiram o "takemono" (rolo suspenso na parede do "tokonoma", caligrafia Zen ou de um mestre de chá, escrito num momento de iluminação e que está de acordo com a estação do ano ou motivo da reunião), e depois irão admirar o fogareiro da mesma forma. Após a contemplação dos objetos, os convidados se acomodam em seus assentos e o convidado principal senta-se no lugar mais próximo ao anfitrião. Após o anfitrião e os convidados se cumprimentarem, o "kaiseki"(refeição simples, vem do nome dado a uma pedra aquecida onde os monges Zen utilizavam para aliviar as dores de estômago causados por fome ou frio) é servido.
São servidos alimentos da estação, alguns vindos do mar e outros das montanhas, frescos e simples. Após serve-se doces.
2ª Parte
"Nakadachi" - O anfitrião sugere para os convidados irem ao jardim interno se refrescar e ficar no banco de espera. Enquanto isso, o anfitrião troca o "takemono" por um arranjo de flores.
3ª Parte
"Goza-iri" - um gongo é tocado pelo anfitrião para que os convidados voltem para o início da cerimônia principal. Os convidados observam o arranjo de flores e a chaleira, da mesma forma que observaram o "takemono". Quando a sala é preparada, os utensílios são todos limpos, mas são purificadas novamente com água fresca na presença dos convidados. O pote com água fresca ("mizu-sashi") e a cerâmica de chá serão trazidos pela ajudante, e o anfitrião entrará trazendo a tigela de chá ("cha wan") com o "cha-sen" (batedor de bambu) e a concha ("cha shaku") dentro dela.
O anfitrião se retira da sala, voltando em seguida com receptáculo para água servida (kensui), a concha e o descanso para a tampa da chaleira ou concha.
O recipiente de chá (natsume), o batedor e a concha são limpas com um pano especial, o "fukusa". A tigela é esvaziada pelo anfitrião, despejando a água no receptáculo de água servida e a tigela é limpa com um tecido de linho, "chakin". Doces são servidos aos convidados antes do anfitrião começar a bater o matcha.
O anfitrião ergue o recipiente de chá e coloca três conchas de "matcha" na tigela. Depois ele tira uma concha de água quente da chaleira, colocando somente 1/3 desta na tigela e devolvendo o restante à chaleira. Depois bate e mistura com o batedor, este chá é denominado "koicha" (folhas tenras de chá com idade entre 20 e 70 anos ou mais), um chá mais consistente e verde.
A tigela é colocada próxima ao fogareiro, onde o convidado principal irá deslocar-se de joelhos para pegar a tigela.
Ele fará reverência com a cabeça para os outros convidados e colocará a tigela na palma da mão esquerda, sustentando-o com a mão direita e girando a tigela 2 vezes no sentido horário, para que o frontal fique do lado oposto. O convidado toma um gole, elogia o sabor e toma mais dois goles; limpa o lado por onde bebeu com o "kaishi" de papel (guardanapo), vira a tigela 2 vezes no sentido anti-horário e devolve para o anfitrião, que fará o chá e a passará a tigela para o próximo convidado que pedirá licença ao convidado principal para acompanhá-lo e fará todo ritual da mesma forma.
Quando o último convidado beber o chá, a tigela é entregue ao convidado principal que irá entregá-lo ao anfitrião.
4ª Parte
Cerimônia "usucha", difere-se do "koicha" nos seguintes aspectos:
Este é feito com folhas de chá de apenas 3 a 15 anos
O chá é feito individualmente
É colocado de 2 a 2 ½ conchas de "matcha"
A apreciação dos Utensílios.
Após toda a cerimônia, os utensílios são deixados na sala para que os convidados possam observá-los. São considerados obras de arte, muitas vezes obras que passam de geração para geração, cada uma possuindo sua história.
As peças também são condizentes com a época e o tema da reunião, assim como a escrita do "takemono" e o arranjo de flores.
As conversas serão feitas com muito respeito e referentes ao motivo da reunião, ao ambiente, e aos utensílios.
Após o anfitrião retirar os utensílios da sala, ele fará uma reverência silenciosa para os convidados indicando sinal de término da cerimônia.
Os convidados fazem reverência despedindo-se do anfitrião e deixando a casa de chá.
Fonte http://www.nihonsite.com.br
Geralmente existirá uma cerca de madeira, ligeiramente entreaberta, onde o jardim terá sido esborrifado, sinal de boas vindas ao convidado para cerimônia. Os convidados atravessam a cerca exterior e o anfitrião os conduz até a sala de espera, passando por uma trilha como se fosse uma montanha, pisando sobre as pedras que os conduzem através de um jardim com árvores compactas e musgos. A função do jardim é levar os convidados até a sala de chá(cha-shitsu).
Durante o caminho, existirá uma bacia de pedra cheia de água, onde lavam-se as mãos e a boca, um ato simbolizando a purificação. A sala é provida de fogareiro fixo ou portátil para a chaleira. Os convidados se ajoelham diante do "tokonoma"(uma alcova, o lugar mais nobre de uma sala, usado para pinturas, vasos, caligrafias, arranjos florais e outros objetos de arte) e fazem reverência.
Em seguida admiram o "takemono" (rolo suspenso na parede do "tokonoma", caligrafia Zen ou de um mestre de chá, escrito num momento de iluminação e que está de acordo com a estação do ano ou motivo da reunião), e depois irão admirar o fogareiro da mesma forma. Após a contemplação dos objetos, os convidados se acomodam em seus assentos e o convidado principal senta-se no lugar mais próximo ao anfitrião. Após o anfitrião e os convidados se cumprimentarem, o "kaiseki"(refeição simples, vem do nome dado a uma pedra aquecida onde os monges Zen utilizavam para aliviar as dores de estômago causados por fome ou frio) é servido.
São servidos alimentos da estação, alguns vindos do mar e outros das montanhas, frescos e simples. Após serve-se doces.
2ª Parte
"Nakadachi" - O anfitrião sugere para os convidados irem ao jardim interno se refrescar e ficar no banco de espera. Enquanto isso, o anfitrião troca o "takemono" por um arranjo de flores.
3ª Parte
"Goza-iri" - um gongo é tocado pelo anfitrião para que os convidados voltem para o início da cerimônia principal. Os convidados observam o arranjo de flores e a chaleira, da mesma forma que observaram o "takemono". Quando a sala é preparada, os utensílios são todos limpos, mas são purificadas novamente com água fresca na presença dos convidados. O pote com água fresca ("mizu-sashi") e a cerâmica de chá serão trazidos pela ajudante, e o anfitrião entrará trazendo a tigela de chá ("cha wan") com o "cha-sen" (batedor de bambu) e a concha ("cha shaku") dentro dela.
O anfitrião se retira da sala, voltando em seguida com receptáculo para água servida (kensui), a concha e o descanso para a tampa da chaleira ou concha.
O recipiente de chá (natsume), o batedor e a concha são limpas com um pano especial, o "fukusa". A tigela é esvaziada pelo anfitrião, despejando a água no receptáculo de água servida e a tigela é limpa com um tecido de linho, "chakin". Doces são servidos aos convidados antes do anfitrião começar a bater o matcha.
O anfitrião ergue o recipiente de chá e coloca três conchas de "matcha" na tigela. Depois ele tira uma concha de água quente da chaleira, colocando somente 1/3 desta na tigela e devolvendo o restante à chaleira. Depois bate e mistura com o batedor, este chá é denominado "koicha" (folhas tenras de chá com idade entre 20 e 70 anos ou mais), um chá mais consistente e verde.
A tigela é colocada próxima ao fogareiro, onde o convidado principal irá deslocar-se de joelhos para pegar a tigela.
Ele fará reverência com a cabeça para os outros convidados e colocará a tigela na palma da mão esquerda, sustentando-o com a mão direita e girando a tigela 2 vezes no sentido horário, para que o frontal fique do lado oposto. O convidado toma um gole, elogia o sabor e toma mais dois goles; limpa o lado por onde bebeu com o "kaishi" de papel (guardanapo), vira a tigela 2 vezes no sentido anti-horário e devolve para o anfitrião, que fará o chá e a passará a tigela para o próximo convidado que pedirá licença ao convidado principal para acompanhá-lo e fará todo ritual da mesma forma.
Quando o último convidado beber o chá, a tigela é entregue ao convidado principal que irá entregá-lo ao anfitrião.
4ª Parte
Cerimônia "usucha", difere-se do "koicha" nos seguintes aspectos:
Este é feito com folhas de chá de apenas 3 a 15 anos
O chá é feito individualmente
É colocado de 2 a 2 ½ conchas de "matcha"
A apreciação dos Utensílios.
Após toda a cerimônia, os utensílios são deixados na sala para que os convidados possam observá-los. São considerados obras de arte, muitas vezes obras que passam de geração para geração, cada uma possuindo sua história.
As peças também são condizentes com a época e o tema da reunião, assim como a escrita do "takemono" e o arranjo de flores.
As conversas serão feitas com muito respeito e referentes ao motivo da reunião, ao ambiente, e aos utensílios.
Após o anfitrião retirar os utensílios da sala, ele fará uma reverência silenciosa para os convidados indicando sinal de término da cerimônia.
Os convidados fazem reverência despedindo-se do anfitrião e deixando a casa de chá.
Fonte http://www.nihonsite.com.br