Sanjuushi Home Realm Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Sanjuushi Home Realm Forum

Um fórum para reunir todos os fãs de lingua portuguesa da série Sanjuushi, os 3 mosqueteiros, e da cultura japonesa!

Devido a motivos pessoais e profissionais a Administração do fórum encontra-se algo parada, bem como a publicação de novos posts, pede-se encarecidamente a todos os membros interessados para que ajudem neste período de hiato prolongado.

2 participantes

    Etiquetas à mesa japonesa!

    Lyrrinne
    Lyrrinne
    Estou de olho no que fazes!
    Estou de olho no que fazes!


    Número de Mensagens : 1847
    Idade : 46
    Localização : Portugal
    Humor : Amalucado
    Data de inscrição : 16/02/2008

    Etiquetas à mesa japonesa! Empty Etiquetas à mesa japonesa!

    Mensagem por Lyrrinne Sáb Out 17, 2009 10:36 am

    São apenas dois pauzinhos, mas apesar de aparentemente simples, o manuseamento é composto por várias regras. Para evitar gafes, vale a pena conhecer algumas dicas de como utilizar não apenas o hashi, mas também outros utensílios que compõem a mesa de todo restaurante japonês.


    Etiquetas à mesa japonesa! Hashi


    No começo é difícil de manusear, mas depois de algum treino, torna-se muito mais prático que usar garfo e faca. Além de dispensar o vaivém dos talheres de uma mão para a outra, o uso do hashi ajuda na digestão, por levar uma pequena quantidade de comida à boca, ao contrário das grandes garfadas e enormes colheradas.

    Espetar os hashis na comida é uma das piores gafes que alguém pode cometer ao degustar a culinária japonesa. Além de ser feio, o acto tem um sentido religioso. Quando os japoneses oram e acendem incensos nos oratórios nipônicos (butsudan) eles espetam os hashis na vertical.

    Hashis devem ficar sempre juntos, paralelamente à mesa, portanto nada de deixá-los abertos, separados um do outro de cada lado do prato ou sobre as tigelas. Existem apoios para se colocar os palitinhos. Caso não haja no restaurante, improvise dobrando a embalagem dos hashis e colocando a ponta dos mesmos sobre ele.

    Por mais saborosa que a comida esteja é pecado mortal chupar ou lamber os hashis. Do mesmo modo não se usam os palitinhos para apontar pessoas ou alimentos, gesticular com eles na mão ou espetar os alimentos.

    Equilibrar a comida entre os hashis requer treino e habilidade. Isso porque quando estiver à mesa, nunca se deve dobrar o corpo para levar o alimento à boca e sim movimentar delicadamente o braço e as mãos que seguram os hashis.

    Outras dicas de etiqueta à mesa

    Para que serve?
    A princípio, pode-se pensar que se trata de um guardanapo. Mas… quente e úmida? A toalhinha (oshibori) serve para limpar as mãos antes das refeições. No Japão, os clientes também limpam o rosto e a testa. Depois de usá-la, nada de mantê-la no colo. Coloque-a sobre a mesa, sem dobrar.

    Tigela na mão
    Na culinária japonesa as tigelas não são todas iguais. Há as owan, que servem para tomar missoshiru, as chawan, na qual vem o arroz e as kobachi, usadas geralmente para os alimentos cozidos. Quando for comer das tigelas, a etiqueta nipônica manda que sejam seguradas com as mãos e mantidas próximas ao corpo.

    Somente seu
    Os recipientes para shoyu, wasabi e outros temperos são individuais, portanto não devem ser compartilhados com outras pessoas.

    Tudo no lugar
    Terminou de almoçar, então é hora de arrumar a mesa. Como? Sim, tudo o que foi servido com tampa deve ser tampado e os hashis e tigelas voltam à posição inicial em que foram colocados à mesa.

    Sem faca
    Os japoneses consideram a faca uma arma e acham estranho que ela seja utilizada na hora da refeição. O uso dos hashis é uma demonstração do estado pacífico ao se alimentar. Na hora de comer sushi, se a pessoa não tem habilidade com os palitinhos é melhor comer com as mãos a usar os talhares ocidentais, embora muitos restaurantes os ofereçam aos clientes com mais dificuldade.

    Isis
    Isis
    Mosqueteiro
    Mosqueteiro


    Número de Mensagens : 139
    Idade : 39
    Localização : Tomar
    Humor : Negro
    Data de inscrição : 08/03/2009

    Etiquetas à mesa japonesa! Empty Re: Etiquetas à mesa japonesa!

    Mensagem por Isis Qui Nov 10, 2011 8:56 am

    Boas dicas! Só tenho 1 dúvida, sou canhota, será que é ofensa eu comer com a mão esquerda?
    Lyrrinne
    Lyrrinne
    Estou de olho no que fazes!
    Estou de olho no que fazes!


    Número de Mensagens : 1847
    Idade : 46
    Localização : Portugal
    Humor : Amalucado
    Data de inscrição : 16/02/2008

    Etiquetas à mesa japonesa! Empty Re: Etiquetas à mesa japonesa!

    Mensagem por Lyrrinne Qui Nov 10, 2011 12:23 pm

    Julgo que não... nunca perguntei sobre isso mas é algo interessante para se investigar!

    Conteúdo patrocinado


    Etiquetas à mesa japonesa! Empty Re: Etiquetas à mesa japonesa!

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Abr 18, 2024 9:26 pm