Sanjuushi Home Realm Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Sanjuushi Home Realm Forum

Um fórum para reunir todos os fãs de lingua portuguesa da série Sanjuushi, os 3 mosqueteiros, e da cultura japonesa!

Devido a motivos pessoais e profissionais a Administração do fórum encontra-se algo parada, bem como a publicação de novos posts, pede-se encarecidamente a todos os membros interessados para que ajudem neste período de hiato prolongado.

2 participantes

    Gomennasai - a cultura da desculpa

    Lyrrinne
    Lyrrinne
    Estou de olho no que fazes!
    Estou de olho no que fazes!


    Número de Mensagens : 1847
    Idade : 46
    Localização : Portugal
    Humor : Amalucado
    Data de inscrição : 16/02/2008

    Gomennasai - a cultura da desculpa Empty Gomennasai - a cultura da desculpa

    Mensagem por Lyrrinne Ter Mar 16, 2010 12:13 pm

    Gomennasai - a cultura da desculpa 17_gomennasai_

    Sempre que explode um escândalo envolvendo políticos ou grandes empresas no Japão, pode-se ter certeza que, em poucos dias, aparece imagens de burocratas ou executivos curvados pedindo desculpas formal e publicamente.

    O gesto não é um padrão estipulado pela lei. Mais forte do que isso, a cultura do “gomennasai” (peço desculpas) é um ritual necessário em diversos momentos na vida do povo japonês, seja o motivo grave ou não.

    De irresponsabilidades que resultam em mortes até o simples facto de esbarrar com alguém na rua, pedir ou não perdão - por mais absurdo que possa parecer - faz a maior diferença, segundo as tradições nipônicas. Seguindo a formalidade a risca, e dependendo da enrascada em que a pessoa se encontra, um simples acenar com a cabeça e um “gomennasai” sussurrado bastam.

    Em casos mais radicais, o culpado faz o “doguezá” (ajoelhar-se com a testa quase encostada no chão) acompanhado de um “moushiwake arimasendeshita” em alto e bom som (algo como ’sou culpado e não tenho nada a declarar a meu favor’).

    Para se ter idéia da dimensão que a cultura da desculpa pode tomar, governadores, ministros e até mesmo imperadores na história do Japão já fizeram seus pedidos formais de desculpas para reatar relações diplomáticas. Recentemente, o atual Imperador Akihito retratou-se com o presidente da Coréia do Sul pela ocupação japonesa na Coréia entre 1910 e 1945.

    Por conta desse peculiar costume, empresas estrangeiras que se instalam no Japão muitas vezes cometem o erro de ignorá-la, pagando um preço caro por isso. O caso da Schindler, fabricante suíça de elevadores, é emblemático desse fenômeno. Após um acidente em um de seus aparelhos em junho de 2006, que resultou na morte de um adolescente de 16 anos, a empresa se limitou a colocar uma mensagem de condolências em seu site, seguindo suas normas padrões.

    A resposta da opinião pública foi furiosa, especialmente pelo fato da empresa não ter se desculpado devidamente. O oficial sênior da Schindler, Roland Hess, não escondeu o seu assombro. “A reação foi muito maior do que estamos acostumados em outros países”, informou ele.

    Na lógica ocidental da empresa, ela só deveria pedir desculpas caso as investigações determinassem que a culpa foi de fato da companhia, ou da empresa japonesa que cuidava da manutenção dos elevadores.

    “No Japão você pode muitas vezes ser perdoado se pedir desculpas rapidamente”, disse o consultor de controle de crise Tatsumi Tanaka. “Multinacionais estrangeiras costumam ter como política imposta por sua matriz não admitir culpa a qualquer custo”. Dessa forma, advogados corporativos do ocidente desaconselham seus clientes a se desculpar, pois o pedido de perdão seria também uma confissão de culpa.

    Já a tradição nipônica exige o contrário. Por exemplo, a imprensa do arquipélago demonstra particular interesse se réus de crimes violentos mostram arrependimento frente à sociedade e família da vítima e é comum juízes levarem tais declarações em conta ao emitirem sua sentença.

    Para o japonês, o pedido de desculpas é visto muito mais como uma forma de submissão à sociedade do que uma declaração de culpa propriamente. É um gesto de humildade, que mostra a insignificância e submissão do indivíduo frente uma sociedade maior - e mais importante do que ele.

    Tirado de:
    http://madeinjapan.uol.com.br
    Isis
    Isis
    Mosqueteiro
    Mosqueteiro


    Número de Mensagens : 139
    Idade : 39
    Localização : Tomar
    Humor : Negro
    Data de inscrição : 08/03/2009

    Gomennasai - a cultura da desculpa Empty Re: Gomennasai - a cultura da desculpa

    Mensagem por Isis Ter Mar 23, 2010 10:14 am

    Este gesto que é extremamente cívico deveria ser adoptado pelo ocidente todo, a começar pelos governos para darem o exemplo!
    Lyrrinne
    Lyrrinne
    Estou de olho no que fazes!
    Estou de olho no que fazes!


    Número de Mensagens : 1847
    Idade : 46
    Localização : Portugal
    Humor : Amalucado
    Data de inscrição : 16/02/2008

    Gomennasai - a cultura da desculpa Empty Re: Gomennasai - a cultura da desculpa

    Mensagem por Lyrrinne Ter Mar 23, 2010 11:12 am

    È um facto faz falta ao Ocidente um pouco da moral do Oriente... sempre tivemos atrasados em muitos sentidos alguns milénios!

    Conteúdo patrocinado


    Gomennasai - a cultura da desculpa Empty Re: Gomennasai - a cultura da desculpa

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 10:06 am