A Planeta Agostini declara na descrição que faz á série que esta vem em português na versão original com que passou na televisão. Há uns tempos também lançaram o “Nils Holgersson” dizendo a mesma coisa. E acho que também ouvi dizer que tinha sido lançada uma nova edição da “Ana dos Cabelos Ruivos” com a dobragem original (não posso confirmar a veracidade desta última informação
).
Se tudo isto for correcto parece-me demonstrar que a Planeta Agostini está a ter uma certa preocupação com as séries que lança tentando fazer o “trabalho de casa” no sentido de procurar as dobragens originais do tempo em que as séries passaram na televisão.
Acho que devem ter percebido pela reacção dos compradores que as pessoas procuram versões específicas das séries e que não estão dispostas a aceitar qualquer coisa.
É claro que também não nos podemos esquecer que já passaram muitos anos o que com toda a certeza dificulta bastante o trabalho mas também me parece que não perdemos nada por esperar para ver o que acontece.
Quanto aos extras, o que posso dizer é que eu pessoalmente já me contentava com a edição de todos os episódios com boa qualidade de imagem e na dobragem original portuguesa sem fazer muitas exigências. Não nos podemos esquecer que estamos em Portugal e que somos um país muito pequenino para que existam editoras interessadas em pegar nestas séries para as comercializar. Sinceramente acho que se houver a mais pequena possibilidade desta série ver a luz do dia será através da Planeta Agostini com todas as desvantagens que isso tem.
Não concordo quando dizes que estas colecções da Planeta Agostini tendem a ser mais baratas. A mim parece-me exactamente o oposto porque por exemplo o Dartacão ou o Nils Holgersson têm preços finais que rondam os 175€ o que me parece um bocadinho puxado.
Se as séries fossem lançadas directamente no mercado e de uma só vez, ou pelo menos numa forma mais condensada, penso que nunca atingiriam esta brutalidade de preço. Para além de serem mais caras (pelo menos na minha perspectiva) ainda se tem que ficar com um estendal de DVD que só vão é ocupar espaço nas prateleiras das casas.
Mas quem pretender fazer estas colecções em Portugal e na versão portuguesa que outras alternativas é que tem? Não tem e no fundo eles também sabem disso…