Sinopse
Gankutsuou, ou "The Count of Monte Cristo", é uma adaptação em anime para o romance clássico de Alexandre Dumas, O Conde de Monte Cristo.
Gankutsuou se passa em um futuro distante, durante o ano de 5053, enquanto o romance original de Alexandre Dumas acontece por volta de 1800. Embora Gankutsuou incorpore elementos de ficção científica e fantasia, também mantem muito da estética da década de 1800, particularmente no que se refere às classes sociais e riqueza. Além disso, cada um dos episódios começa com um sumário falado em francês.
Enquanto visitavam um festival em Luna, Visconde Albert de Morcerf e o Barão Franz d' Epinay tomam conhecimento do Counde de Monte Cristo, um nobre que fez sua fortuna. Em sua partida de Luna, o Conde promete visitar Albert em Paris. Logo após a sua chegada, ele insinua-se as mais poderosas famílias da França (os Morcerfs, os Danglars, e os Villeforts).
O enredo geral de Gankutsuou, embora seja o mesmo, troca muitos aspectos da história original. Considerando que o romance de Alexandre Dumas é fortemente centrado no Conde, a narrativa de Gankutsuou da maior importância ao personagem Albert, seus amigos e suas inter-relações. No romance, os eventos da vida do Conde acontecem cronologicamente; já no anime, a história começa com Albert e Franz encontrando o Conde em Luna (o que ocorre após centenas de páginas no livro, em Roma). A história anterior ao evento é "remendada" junto a série. As mudanças no enredo incluem elementos sobrenaturais, diferentes destinos para vários personagens, e eliminação de vários lados, e um final totalmente diferente.
Estas alterações resultam em um tom diferente para a história; no romance a busca do Conde pela vingança é muito compreensivel, mas vários elementos no anime levam o espectador a ter uma maior simpatia por Albert, fazendo do Conde de longe a figura mais nociva sem perder todo o "encanto" que o mesmo deveria causar ao público.