Nos anos de 1860 o Japão preparava-se para entrar na Era Meiji, passando, sem transição, da Idade Média à Industrialização. Os samurais não tinham mais lugar dentro da sociedade moderna onde os guerreiros são menos úteis que os comerciantes. Sem emprego e confrontados com a lei que proibia o porte de armas e com a entrada fluente de armas de fogo no país, os samurais foram a pouco e pouco desaparecendo, deixando somente as lendas das suas vidas.
Kenshin é um desses guerreiros errantes. Mas o seu espírito cavalheiresco e a sua coragem fizeram deste antigo mercenário um justiceiro amado e respeitado.
Rurouni Kenshin é a história de um ronin (samurai sem mestre e desempregado), com uma reputação lendária de invencível espadachim e forte sentido de justiça. Com o início da Era Meiji, Kenshin jurou nunca mais matar, transportando consigo, desde então, uma katana de gume invertido - sakabatou.
A história começa com o aparatoso encontro de Kenshin com uma jovem rapariga, Kaoru Kamiya, a mestre adjunta do Dojo de Kendo Kamiya Kasshin Ryu. O samurai ajuda a Kaoru a desvendar a trama que visava destruir a reputação do seu Dojo. Um amigo de confiança da kendoka, Kiheh Hiruma, juntamente com o seu irmão, Gohei, tem assustado secretamente os cidadãos locais, matando injustificadamente fazendo-se passar por alunos do Dojo.
Embora o Kenshin tenha desmascarado a conspiração, foi tarde de mais, pois todos os alunos abandonaram o Kamya Kasshin Ryu. Kenshin, que não tinha um "chavo" e estava desempregado, aproveitou-se da hospitalidade da jovem e muda-se para o Dojo, agora abandonado. Passado um tempo, um único aluno entra na escola. O seu nome é Yahiko Myojin, um carteirista de dez anos de idade, salvo por Kenshin de um grupo de Yazuka para quem trabalhava.
Por fim, a casa de Kaoru ganha por completo uma nova vida com a entrada de Sanosuke Sagara. Este mercenário, contratado por Hiruma Gohei para eliminar o Kenshin, acaba por se tornar o melhor amigo dele.
O manga: é constituido por 3 sagas: Saga de Tokyo, Saga de Kyoto e Saga da Vingança.
O anime:
A série de TV pode ser dividida em duas partes. O capítulo de Tóquio, que introduz Kenshin e o resto das personagens principais, que virão a chamar o Dojo Kamya de lar. Após o estabelecimento destas personagens, são nos contadas uma variedade de histórias individuais que, na sua maioria, não aparecem no manga.
Tal como no manga, a Saga de Kyoto começa quando Kenshin parte para a cidade a fim de impedir a tomada do Governo, por parte de Shishio. Esta Saga é mais fiel ao manga que todas as outras. No anime podemos ainda encontrar a Saga de Shimabara, a Saga de Daigoro, o regresso de Yutaro na Saga dos Cavaleiros Negros e, por fim, Saga do Feng Shui.
Fonte: http://rurounikenshin.pt.to/