É bom estares no encontro pelo menos 10 minutos antes. Apanhar algum transporte? Vê o horário previamente. Até mesmo os navegadores GPS, presentes em todos os carros do Japão, mostram o tempo que levará para chegar ao destino.
A pontualidade no Japão não é meramente uma questão de etiqueta. Chegar atrasado para algum compromisso é sinal de desrespeito e transtorno para aquele que o espera. Respeitar o “Jikangenshu” é uma questão de educação.
Os transportes, além de serem extremamente pontuais, costumam avisar, tanto no auto-falante como nos monitores internos prováveis atrasos por causa de acidente, terremoto ou falha no sistema. Nesses casos, rotas alternativas de linhas e estações são divulgadas aos passageiros.
A pontualidade do sistema ferroviário nipónico garantiu um recorde no livro Guinness!
Além do organizado sistema de transporte à prova de atraso, empresas de comunicação como redes televisivas e rádios também são categóricos ao agendar suas programações. Por exemplo, a novela do horário nobre pode muito bem começar às 19:25, e, o noticiário que vai ao ar logo depois, às 20:15. Lidar com números quebrados no ponteiro do relógio faz parte do cotidiano dos nipônicos, seja em encontros, reuniões ou viagens. Justamente por isso, recomenda-se sempre chegar ao local marcado com certa antecedência.
Se por acaso chegares tarde a algum compromisso, é bom que tenhas uma desculpa bastante convincente.